Sexta-Feira 13
"Há uma lenda por aqui... um assassino enterrado, mas não morto... Uma maldição em Crystal Lake.
Uma maldição de morte, a maldição de Jason Voorhees...
Dizem que ele morreu quando criança, mas continua voltando... Poucos o viram e viveram.
Alguns tentaram impedi-lo, ninguém consegue...
As pessoas se esquecem de que ele está lá... esperando..." (Introdução narrativa de Sexta-feira 13 parte VII - A matança continua - 1987)
Assim tudo começou...
Sexta-feira 13
Sexta-feira 13 inova duas vezes: O fator mistério e a surpresa no momento da revelação, que de certa forma explica bem a facilidade que a assassina encontra em se aproximar de suas vítimas. Se você ainda não sabe, em Sexta-feira 13 (primeiro filme) quem mata é a Sra Voorhees (Betsy Palmer), mãe de Jason. Antes do embate final, Pamela Voorhees "explica" para Alice Hardy (personagem de Adrienne King), nossa "final girl" que em 1958, enquanto ela, Sra Voorhees trabalhava como cozinheira na Colônia de Férias Cristal Lake, seu filho, o pequeno Jason Voorhees, um menino "muito... muito especial" era deixado de lado pelos monitores responsáveis por cuidar das crianças. Os monitores estariam transando enquanto o pequeno Jason se afogava no lago. O pequeno Jason não sabia nadar.
Depois que seu filho desapareceu nas águas turvas do lago "Cristal", a Sra Voorhees jurou se vingar de todos os que ousassem reabrir o lugar.
A premissa é muito interessante, uma vez que só no final a identidade do(a) assassino(a) é revelado(a), mas infelizmente quando fizeram o segundo filme (sim, já desde o segundo filme...) já mandaram a continuidade pra casa do chapéu...
Depois de sobreviver ao ataque da Sra Voorhees, Alice foi perseguida pelo próprio Jason (que nesse primeiro momento não se mostra muito) e é assassinada por ele em um outro lugar, longe da colônia de férias. "Tá, e qual o problema?!"
Ok, vamos lá... A Sra Voorhees mata para se vingar por terem deixado seu filho morrer no lago, certo? (Embora jamais tenham dito que ele morreu, é considerado desaparecido). Muito bem... A Sra Voorhees é decapitada pela "final girl" (termo usado para designar a garota sobrevivente de um filme de terror... a garota que sobrou...) e no início do segundo filme, esta mesma "final girl" é atacada pelo Jason já adulto. Se Jason a ataca longe da colônia de férias, foi porque ele sabia oque a garota havia feito a sua mãe... ou seja, ele viu tudo. Se ele estava lá o tempo todo, por que não se revelou à sua mãe? A teria poupado de muito sofrimento e ressentimento, além de evitar até mesmo a sua decapitação.
Alguém pode até tentar argumentar "Ah, mas ele é psicopata... tem probleminha... não bate bem..." ou até mesmo dizer "Ah mano, é só um filme..." e tá tudo certo, mas pra mim é só um vacilo muito grande... como muitos outros que a franquia apresenta ao longo de seus 12 filmes... sim, são D-O-Z-E!!
As muitas faces de Jason Voorhees
Quando comecei a escrever este post sobre a franquia, pensei em fazê-lo de forma a englobá-la o mais que pudesse, dando enfoque maior em alguns tópicos mais relevantes, entretanto, decidi que seria melhor fazer uma postagem para cada um dos filmes, de forma mais completa. Sou um fã "doente" por Sexta-feira 13 e se fosse procurar algo a respeito da franquia, seria algo assim que procuraria. Entretanto, este post será mesmo um "resumão", mas ganhou um propósito que é preparar o caminho para oque está por vir (nos próximos meses... kkkkk sei lá gente, é preciso inspiração pra escrever algo bom pra vocês... volume por si só ninguém curte não né?!) Depois deste extenso adendo, daremos então continuidade ao que importa.
Sexta-feira 13 tem algumas características bem peculiares que atraem seus fãs.
1° Aparência de Jason
2° A forma como Jason vai voltar
3° A forma como as pessoas são vitimadas por Jason e...
4° O rosto de Jason, depois que perde a máscara, lá pelo 1/4 final do filme.
O resto a gente nem liga muito, afinal, se você quer um roteiro trabalhado, uma direção primorosa e planos espetaculares, com sequências maravilhosas, você vai ver outra coisa, né não?!
Contém spoilers (os filmes são muito antigos mas caso ainda não os tenha visto, recomendo que os veja antes de ler para não estragar sua experiência, caso goste de filmes assim)
Em Sexta-feira 13 parte 2, Jason aparece brevemente sem seu capuz (neste filme ele ainda não tem sua máscara de hóquei) ao atravessar uma janela e atacar Ginny Field (Amy Steel, nossa final girl da parte 2). Sua cabeça é disforme, com mechas de cabelo comprido e um aspecto medonho.
Em Sexta-feira 13 parte 3, Jason aparece sem sua máscara de hóquei recém adquirida, primeiro em uma janela e momentos depois saindo de um chalé, correndo em direção a Chris Higgins (Dana Kimmel), mas tudo não passa de um devaneio de nossa heroína. Aqui Jason traz um rosto disforme parcialmente coberto de sangue e com uma marca deixada pela machadada recém recebida, na altura da testa ao lado esquerdo de sua cabeça, com inclinação para o mesmo lado.
Em Sexta-feira 13 parte 4, após ser atingido por um golpe poderoso de facão que quase separa a parte superior de sua cabeça, Jason desliza sobre a ferramenta que se aprofunda em sua cavidade ocular esquerda. Aqui Jason já tem uma aparência horrenda e inumana. Ao receber um primeiro golpe que pega apenas de raspão, desferido por Tommy Jarvis (Cory Feldman), Jason perde sua máscara e é apenas um segundo golpe que causa o dano descrito acima.
Em Sexta-feira 13 parte 5, filme em que temos duas versões de Jason Voorhees. Um que só aparece nos pensamentos de Tommy Jarvis (John Shepherd), ele permanece com sua máscara até o fim (mesmo!!)e uma outra que é chamada carinhosamente pelos fãs da franquia de "fake Jason" que se trata de Roy Burns (Dick Wieand), um paramédico que perde seu filho bastardo brutalmente assassinado a golpes de machado e usa da fama de Jason para vingar, vestido como ele. Roy Burns (ou Fake Jason) ao ser golpeado no punho com um facão afiado e tendo sua mão decepada, cai de costas sobre uma peça de arado tendo todo o corpo perfurado e assim tendo também sua identidade revelada.
Em Sexta-feira 13 parte 6, Jason mostra seu rosto logo no início do filme, mas mal se pode ver por conta da iluminação e permanece com a máscara pelo resto do filme, até sucumbir nas águas do Lago Cristal. Aqui Jason já é um zumbi em avançado estado de putrefação.
Em Sexta-feira 13 parte 7, Jason tem sua máscara destruída durante o embate com Tina Shepard (Lar Park Lincoln) a paranormal. Aqui é um dos pontos fortes do filme, quando a máscara se abre ao meio revelando a face horrenda de um Jason que havia ficado anos apodrecendo no fundo do Lago Cristal! Melhor caracterização já feita de Jason Voorhees até hoje (minha opinião)!
Em Sexta-feira 13 parte 8, Jason tem seu rosto revelado após ser atingido por uma espécie de "banho de ácido", arremessado por Rennie (Jensen Daggett), nos esgotos de Nova Iorque (mentira, rodaram o filme no Canadá... hi hi hi). Aqui vemos uma das poucas vezes em que Jason expressa dor.
Em Sexta-feira 13 parte 9 não temos o rosto de Jason.
Em Jason X seu rosto aparece, mas não num plano frontal onde se possa ser visto como nos demais filmes, só passa uma ideia de dor e sofrimento.
Em Freddy vs Jason, seu rosto também não aparece muito bem.
Em Sexta-feira 13 (reboot) traz Jason com feições humanas de novo, depois de muito tempo, mas não se engane... o cara é muito feio e traz feições agressivas, quase que bestiais, com dentes afiados e uma cabeça ligeiramente deformada.
Maiores detalhes como o nome de cada ator que deu vida a Jason em cada filme, veremos mais a frente.
Filmes em mídia física
(Dica de ouro, de fã para fã!!)
Recentemente uma empresa muito bacana especializada em relançar títulos antigos (e alguns até recentes) nos presenteou com o relançamento desta franquia e o fará em partes.
Um primeiro box conta com os 3 primeiros filmes (Sexta-feira 13, Sexta-feira 13 parte 2 e Sexta-feira parte 3 terror em terceira dimensão) foi lançado em uma live no canal do YouTube da própria empresa em dezembro passado (dia 13 de dezembro de 2024, numa sexta-feira) com previsão de chegada para 13 de março. Se você tem interesse de adquirir filmes dessa franquia, essa é a sua chance, pois a tiragem será limitada e a qualidade é de muito alto padrão. (Nem preciso dizer que comprei o meu box já na live, não é?! 😁)
Já que há esse lançamento, decidi então soltar as postagens sobre os filmes (curiosidades e tecnicalidades de cada filme) de acordo com os lançamentos dos boxes, assim fica confortável pra mim e quem sabe atraio o interesse de alguém pelo meu blog que, coitado anda tão abandonado... rsrs e aproveito também para postar aqui as fotos do que vier nesses boxes.
Caso se interesse pelo trabalho dos caras, o site é: www.colecioneclassicos.com.br (não tem cupom de descontos a não ser os que o próprio site oferece, infelizmente não tenho vínculo com o site, a não ser o de cliente antigo já, (desde os tempos do bluray do Lobisomem Americano em Londres). Estamos combinados? Assim que o primeiro box chegar, faço um novo post. Por enquanto é só! Cuidado com o bosque, não transem no lago, não adentrem aos domínios de Jason Voorhees. 😁😏


