Top 5 obras mais importantes já feitas para o cinema/tv
Drácula, breve explanação
Andei meio sumido, não é mesmo?! Voltei e hoje trago para aqueles que leem este blog um tema que mexe com o imaginário de muitos de vocês. O tema envolve sedução, "vida" noturna, juventude eterna, poderes sobre-humanos mas com seu preço alto...
Andei pesquisando e reuni aqui "MEU" top 5 de obras mais importantes já produzidas dentro do universo de Drácula. Não abordaremos o livro em si, mas é claro que vez por outra ele será citado, para dar uma espécie de base de pesquisa comparativa, como já fiz com outros posts deste mesmo blog. Lembrando mais uma vez que é um top 5 meu, nada impede você leitor de discordar, ok?! Lembrando também que o post fala sobre Drácula e não sobre vampiros genéricos. Dito isso, filmes como "Entrevista com o vampiro", "A hora do espanto", "Garotos perdidos" e muitos outros filmes que amo estão de fora. Divirtam-se!
Contextualizando...
Vlad III, o Empalador, também conhecido como Vlad Drăculea (filho do Dragão) foi um príncipe da Valáquia no século XV, famoso por sua brutalidade e por usar o empalamento como forma de execução, o que lhe rendeu o apelido de "o Empalador".
Oque era o "empalamento"?!
Funciona assim: você pega uma estaca de madeira de mais ou menos uns três metros, introduz em posição vertical no ânus do seu inimigo e o assiste deslizar lentamente estaca abaixo até a morte por horas ou dias. Muita gente morreu desse jeito nas mãos de Vlad, inclusive conterrâneos que se viravam contra a corte. A fama era tanta que o conde ganhou um sobrenome-apelido: "Tepes"– literalmente "empalador" em romeno.
O nome "Drácula" deriva do nome do pai de Vlad, Vlad II, que era membro da Ordem do Dragão, e que era conhecido como Vlad Dracul. "Dracul" significa "dragão" em romeno, mas em um sentido mais amplo, também pode significar "diabo". Essa conotação com o sobrenatural e o nome "Drácula" acabaram sendo incorporadas à imagem do personagem de Stoker e assim, mais de 400 anos depois de morrer, Vlad Tepes virou celebridade, graças ao seu alterego literário.
Foto real do castelo de Vlad Tepes, na Romênia.
Há também estudos de especialistas que indicam que entre as mais de cem páginas de anotações feitas por Bram Stoker, durante o processo de criação de seu personagem, uma das figuras históricas que teriam-no inspirado, fora a Condessa Elizabeth Bathory que segundo a crendice popular, enquanto seu marido estava no campo de batalha, ela assassinava suas jovens criadas e se banhava em seu sangue, pois acreditava que assim poderia manter sua juventude para sempre.
Condessa de Bathory -
Bom, já que já sabemos a origem do filme e também a do personagem, vamos então listar o "nosso" Top 5 filmes de Dracula para cinema/tv, em ordem cronológica, certo? Ou seja, ordem de lançamento.
Personagens Primários:
Conde Dracula -
O Conde Drácula é o protagonista e vilão da história, um vampiro que representa o mal personificado. Com sua aparência aristocrática, Drácula é descrito como possuindo uma pele pálida, dentes afiados e um olhar penetrante.
Jonathan Harker -
Jonathan Harker é um jovem advogado inglês que viaja para a Transilvânia para ajudar Drácula a comprar uma propriedade na Inglaterra. Ao chegar ao castelo, Harker se torna prisioneiro do Conde, passando por uma transformação psicológica que o torna mais consciente da ameaça sobrenatural.
Mina Harker (Mina Murray) -
Mina Harker é a noiva de Jonathan e uma das principais protagonistas da história. Ela é inteligente e determinada, sendo uma mulher forte que, apesar de vista como uma figura delicada, possui uma grande resiliência. Mina se torna alvo do Conde Drácula e sua transformação para vampira proporciona um conflito emocional profundo dentro da narrativa. Seu papel é crucial na luta contra Drácula, ligando os diversos personagens por meio de sua vivência dolorosa.
Personagens Secundários:
Lucy Westenra -
Lucy é a melhor amiga de Mina e uma jovem bela, cheia de vida, que se torna a primeira vítima significativa de Drácula na Inglaterra. Sua transformação gradual em vampira se torna um símbolo das consequências do mal imortalizado, refletindo a luta entre a luz e a escuridão. A vida de Lucy gera preocupação nos amigos, especialmente em Arthur Holmwood, seu noivo, e se torna um catalisador para a busca de Drácula. Sua fragilidade e delicadeza contrastam com a força de sua amizade com Mina, apresentando o tema da vulnerabilidade feminina.
Professor Abraham Van Helsing -
Arthur Holmwood (Lord Godalming) -
Personagens Ocasionais:
Quincey Morris -
Renfield -
Renfield é um paciente do manicômio que é obcecado por Drácula e suas ações. Ele consome insetos em busca de obter suas forças e poder, refletindo a loucura e a obsessão que cercam o vampiro. Renfield serve como uma conexão entre o mundo humano e o vampírico, atuando como um espelho distorcido dos traumas e desejos de outros personagens, especialmente em relação ao poder de Drácula.
Dr. John Seward -
Fonte de pesquisa: resumodolivro.com/blog
Dracula - 1931
Primeira obra cinematográfica que chegou aos cinemas, produzido pela "Universal Studios" e trouxe no elenco o grande Bela Lugosi.
Pôster de divulgação do filme de 1931, em sua versão em inglês.
Breve sinopse:
Na noite sinistra dos "Walpurgis" (é uma celebração tradicional europeia, também conhecida como Noite de Santa Valburga, celebrada na noite de 30 de abril para 1 de maio), após uma travessia de carruagem pelos montes Cárpatos, na Europa Central, o advogado Renfield chega ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato do aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele não sabe, mas seu nobre anfitrião é um vampiro, que se alimenta de sangue humano e só pode sair à noite, seja como um humano, ou transmutado em um morcego, lobo ou até mesmo em uma espessa névoa. O Conde deixa Renfield inconsciente com uma droga misturada a um vinho, o hipnotiza e o transforma em seu escravo. Renfield cuida para que Drácula seja transportado pelo navio Vesta, em seu caixão, até Londres.
Ao chegar ao porto da cidade britânica, a tripulação do Vesta se encontra toda morta e o único sobrevivente aparente é Renfield, completamente enlouquecido e se alimentando do sangue de pequenos animais. Ele é enviado a um manicômio, enquanto Drácula começa a atacar os londrinos.
Drácula atrai Mina Seward, filha do Dr. Jack Sewar, que cuida do manicômio. Quando Mina passa a agir estranhamente, o Dr. Seward chama seu amigo, o Dr. Abrahan Van Helsing, que percebe que a moça foi vitimada por um vampiro. Ele encontra Drácula e logo o identifica como sendo a criatura que atacou Mina, pois o conde não reflete no espelho e sente repulsa por alho. Então, juntamente com o irmão de Mina, John, eles tentam impedir que o maligno Conde continue com seus planos, mas no final os caçadores acham Drácula e Mina deitados nos caixões. Van Helsing pega duas estacas e enfia no coração de Drácula e, em seguida, no coração de Mina. Devido a transformação de Mina ainda não ter sido completa, ,ela volta a sua forma humana e Drácula morre.
A primeira adaptação feita para o cinema traz uma versão modificada e bastante resumida, pois fora adaptada da peça de teatro homônima, também estrelada por Béla Lugosi, diferente daquela descrita na obra original de 1897.
Elenco:
- Béla Lugosi - Conde Drácula
- Helen Chandler - Mina Harker
- David Manners - John Harker
- Dwight Frye - Renfield
- Edward Van Sloan - Abraham Van Helsing
- Herbert Bunston - Doutor Jack Seward
- Frances Dade - Lucy Weston
- Joan Standing - Briggs
- Charles K. Gerrard - Martin
Curiosidades:
- Antes de chegar aos cinemas, "Dracula" esteve em cartaz nos teatros e ao chegar à Broadway, John L. Balderston foi contratado para adaptar o roteiro para o público americano e o elenco também foi reduzido (Lucy e Mina, por exemplo, foram reduzidas a uma única personagem) no final dos anos 20. A peça tinha no elenco alguns dos atores que posteriormente fizeram parte também do elenco do filme que chegou aos cinemas em 1931, como Bela Lugosi (Dracula) e Edward Van Sloan (Van Helsing) por exemplo.
- No início dos anos 30, a "Universal Studios" já estava interessada em distribuir seus produtos por toda a América Latina, mas havia uma barreira a ser transposta: O idioma.
Como não havia tecnologia disponível à época para a geração de legendas nas cenas enquanto eram exibidas, para que o espectador pudesse traduzir as falas ao mesmo em que assistia ao filme, houve então a necessidade de uma solução para quebrar essa barreira. A solução não foi barata, mas foi oque se arranjou para época. O filme foi todo rodado também com atores em sua grande maioria, latino-americanos.
"Como assim??!" Funcionou da seguinte forma: Durante o dia, o set de filmagens era ocupado pela equipe que rodava a versão do filme em inglês e durante a noite, o mesmo set era ocupado pelo elenco latino que tinha um figurino mais "leve" e "alegre" para maior identificação com seu público alvo, ou seja a América-latina. Porém, o set com os cenários, como dito acima, era o mesmo e até as marcações onde os atores deveriam ficar eram as mesmas. Todo o roteiro de gravação seguido durante o dia, era seguido também pela equipe do período noturno. Ou seja, oque era rodado de dia com o elenco "inglês", era repetido durante a noite com o elenco latino.
Elenco latino:
- Carlos Villarias - Conde Dracula
- Lupita Tovar - Eva Seward
- Barry Norton - Juan Harker
- Pablo Alvarez Rubio - Renfield
- Eduardo Arozamena - Professor Van Helsing
- Jose Soriano Viosca - Dr Seward
- Carmen Guerrero - Lucia Weston
- Amelia Senisterra - Marta
- Manuel Arbo - Martin
- Originalmente, o renomado ator Lon Chaney teria sido escalado para interpretar Conde Dracula no cinemas, mas sua condição de saúde lhe impediu de assumir o papel que acabou ficando com o ator austro-húngaro Béla Lugosi, que já o interpretava na Broadway.
-Há muita coisa a ser dita sobre Béla Lugosi, mas estive pensando... talvez, se este post tiver algum engajamento, eu faça um post futuro só sobre ele... que tal?!
Carlos Villarias (Dracula Latino) Bela Lugosi (Dracula versão inglês)
O vampiro da noite (Horror of Dracula - 1958)
Estreia de Christopher Lee como Drácula da "Hammer films"
Breve sinopse:
Jonathan Harker chega ao castelo do Conde Drácula, contratado como bibliotecário. Ali dentro ele é surpreendido por uma jovem mulher, que lhe implora socorro, dizendo-se uma prisioneira. A moça se apavora com o surgimento de Drácula. O Conde cumprimenta Jonathan e o conduz para um aposento, mas ali é trancado. Jonathan começa a escrever no seu diário, ocasião em que é revelada sua verdadeira intenção ao hospedar-se ali: viera para matar o vampiro.
A estranha mulher volta a lhe pedir auxílio e, fingindo chorar, morde-lhe o pescoço. Drácula surge e, violentamente, afasta-a de sua vítima. O casal sai e Jonathan fica preocupado em tornar-se, também um vampiro. Então explora o castelo, indo até um lugar onde ficam os caixões em que Drácula e sua mulher se ocultam ao amanhecer. Com uma estaca, decide primeiro matar a vampira. Os gritos desta despertam o Conde e, quando Jonathan abre sua tumba, esta já está vazia - e Drácula o espera, à saída.
É depois desta cena que a história efetivamente tem início, com a chegada do Dr. Van Helsing, que procura por seu amigo Jonathan. Fica horrorizado por encontrá-lo dormindo num caixão, como vampiro. Cravando-lhe uma estaca no peito, Van Helsing parte de volta à Inglaterra, para dar a triste notícia à noiva do morto, Lucy, que está acompanhada por seu irmão Arthur Holmwood e a esposa, Mina.
Arthur despede-se apressadamente de Van Helsing, mas logo depois vai em busca de sua ajuda, pois a irmã está estranhamente adoentada. Compreendem que o Conde quer vingança e deseja substituir sua mulher assassinada por Jonathan pela sua noiva, Lucy.
Lucy transforma-se numa vampira, e tenta seduzir uma sobrinha, sendo impedida em seus intentos com a chegada de Van Helsing e Arthur, que salvam a menina. O médico sugere que usem Lucy para localizarem Dracula, mas Arthur se opõe, então ela é colocada num caixão.
Os dois recebem a notícia de que um caixão havia chegado e deveria ser entregue recentemente em a mansão alugada pelo Conde, que ignoram onde seja. Chegando, por subornos, até onde a peça mortuária deveria estar, ela já desaparecera. De volta para casa, encontram Mina num estado estranho. Decidem voltar a investigar o paradeiro do caixão mas, antes de partir, Arthur pede à esposa para segurar um crucifixo. Ela reluta e, quando ele encosta-lhe a peça sagrada, sua pele queima-se, criando uma cicatriz: Mina grita e, num salto, desmaia.
Van Helsing localiza o caixão num porão, e cerca o lugar com várias cruzes, mas o Conde o prende ali, raptando Mina. Arthur liberta o médico, dando início a uma perseguição, em que Drácula tem pressa para retornar ao seu esconderijo, antes que amanheça. Antes, porém, ele tenta enterrar Mina num cemitério, e é ali descoberto. Acabam por ficar todos cercados no interior da mansão.
Drácula começa a enforcar Van Helsing que, fingindo desmaio, é solto. Reunindo as forças, o médico abre uma fresta nas cortinas, por onde penetra a luz solar. Fazendo uma cruz com castiçais, força o Conde em direção aos raios luminosos.
Drácula é feito em pó, ao contato com o sol, enquanto Van Helsing assiste, horrorizado, a cena da destruição do seu inimigo. Mina recupera sua humanidade, enquanto a cicatriz da queimadura desaparece, à medida que o Conde vira cinzas, deixando inteiro apenas seu estranho anel.
Elenco:
- Peter Cushing - Doutor Van Helsing
- Christopher Lee - Conde Drácula
- Michael Gough - Arthur Holmwood
- Melissa Stribling - Mina Holmwood
- Carol Marsh - Lucy
- Olga Dickie - Gerda
- John Van Eyssen - Jonathan Harker
- Valerie Gaunt - Vampira
- Janina Faye - Tania (creditado como Janine Faye)
- Barbara Archer - Inga
- Charles Lloyd Pack - Dr. Seward
- George Merritt - Policial
- George Woodbridge - Senhorio
- George Benson - Oficial da alfândega
- Miles Malleson - Agente funerário
- Geoffrey Bayldon - Porteiro
- Paul Cole - Rapaz
Dados técnicos:
Diretor: Terence Fisher
Duração: 1h 22m
Gêneros: Terror, Fantasia, Drama
Custo de produção: 81 mil libras esterlinas
Bilheteria: 3,5 milhões de dólares (Reino Unido) mais cerca de 1 milhão de dólares nos EUA
Curiosidades:
Conde Drácula (Count Dracula-1977)
Primeiro filme de Drácula produzido exclusivamente para tv
A irmã de Lucy Westenra , Mina, se despede de seu noivo Jonathan Harker , um advogado que viaja ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia para agilizar a compra da Abadia de Carfax e outras propriedades na Inglaterra.
Na penúltima etapa da viagem de Harker, uma companheira de viagem o avisa para não ir ao castelo de Drácula. Ela lhe dá seu rosário para proteção. Harker é deixado no Passo Borgo na calada da noite e é pego alguns momentos depois pela carruagem do Conde. Na porta do castelo, o Conde Drácula dá as boas-vindas a Jonathan e facilmente carrega seu pesado baú até seu quarto. Jonathan relutantemente concorda em ficar por um mês. Drácula é gracioso, mas tem unhas afiadas, pelos nas palmas das mãos e não projeta reflexo. Após um encontro com as noivas de Drácula , Harker encontra o Conde e os aposentos de suas noivas em uma cripta, com os olhos abertos, mas aparentemente inconscientes de sua presença. Harker tenta matar Drácula com uma pá sem efeito antes de fugir do castelo.
Na Inglaterra, Mina e Lucy vão para a cidade costeira de Whitby . Entre seus amigos estão Quincey Holmwood (o noivo americano de Lucy) e o Dr. John Seward , que opera um asilo local. Entre os pacientes de Seward está o louco Renfield , que adora e teme Drácula. Mina e Lucy testemunham uma tempestade na qual o navio Deméter encalha. Ele está carregando Drácula (na forma de um lobo) e muitas caixas de madeira cheias de terra de sua casa. Naquela mesma noite, um marinheiro local é encontrado morto, vítima do vampiro. Mina segue Lucy sonâmbula até o cemitério local e vislumbra Drácula abraçando-a. Lucy fica pálida e fraca; à noite, em seu quarto, Drácula bebe seu sangue em várias ocasiões. Jonathan, enquanto isso, aparece delirante e exausto em um convento em Budapeste .
Seward convoca seu amigo Abraham Van Helsing de Amsterdã para ajudar com a estranha doença de Lucy. Embora Van Helsing reconheça os sintomas e proteja seu quarto com alho, um lobo quebra a janela. O choque mata a mãe de Lucy, e Lucy é encontrada pálida e quase morta após outro encontro com Drácula. Apesar dos esforços de Van Helsing, ela morre, mas não antes de exibir sinais de vampirismo , como a ausência de um reflexo e uma sedução e agressividade incomuns quando Holmwood vem vê-la em seus momentos finais.
Seward acompanha Van Helsing até o túmulo vazio de Lucy. Ela mordeu uma criança perdida. Holmwood, incrédulo, retorna com eles à cripta da família de Lucy e a encontra empoleirada no topo. Agora vampira e selvagem, Lucy tenta seduzir Holmwood, mas é forçada a fugir do crucifixo de Van Helsing . Mais tarde, no túmulo, Holmwood crava uma estaca de madeira no coração de Lucy. Van Helsing enche sua boca com alho e corta sua cabeça.
Harker, Van Helsing, Seward e Holmwood vão à Abadia de Carfax para esterilizar os refúgios de Drácula — as caixas de terra de sua Transilvânia natal — com partes da hóstia usada na Eucaristia . Renfield percebe que Drácula está visitando Mina e tenta avisá-la e a Seward. Enfurecido, Drácula mata Renfield, que mal consegue avisar os outros. Eles correm para encontrar Mina em seu quarto, bebendo sangue do peito de Drácula. Drácula desaparece quando eles entram. Van Helsing toca a testa histérica de Mina com um pedaço de hóstia , o que a deixa com uma cicatriz; ela se declara "impura".
O Conde foge de volta para seu castelo após perder todos os seus outros locais de descanso; os amigos o seguem. Van Helsing e Mina vão para o castelo, enquanto os outros perseguem os ciganos que transportam o caixão de Drácula. Na região selvagem da Transilvânia, as noivas de Drácula tentam atacar Van Helsing e Mina, mas Van Helsing os frustra com a hóstia e os destrói no dia seguinte. Harker, Seward e Holmwood perseguem a carruagem de Drácula e lutam contra os ciganos leais a Drácula; Mina atira em um, salvando Harker, mas Holmwood é mortalmente ferido. Os perseguidores alcançam e abrem o caixão; lá dentro, Drácula sorri porque é quase pôr do sol. Percebendo que lhes restam apenas alguns instantes, Van Helsing sobe na carruagem e crava uma estaca no coração do vampiro; o corpo se desintegra em uma violenta explosão de fumaça, deixando apenas suas roupas e cinzas. O vampirismo de Mina desaparece, assim como a cicatriz em sua testa, e o grupo faz uma prece de agradecimento.
Elenco:
- Louis Jourdan - Conde Drácula
- Frank Finlay - Professor Van Helsing
- Susan Penhaligon - Lucy Westenra
- Judi Bowker - Wilhemina Westenra
- Mark Burns - Doutor John Seward
- Jack Shepherd - Renfield
- Bosco Hogan - Jonathan Harker
- Richard Barnes - Quincey P. Holmwood
Dados técnicos:
Curiosidades:
- Quando estreou na televisão britânica em dezembro de 1977, o filme foi exibido em uma única noite, com duração de 155 minutos. Quando foi reprisado (duas vezes) em 1979, foi dividido em três episódios exibidos em noites consecutivas. Uma nova exibição em 1993 foi dividida em dois episódios.
- O filme é notável por ser extremamente fiel ao romance de Bram Stoker, embora várias liberdades tenham sido tomadas, incluindo: Os personagens Quincy P. Morris e Arthur Holmwood são combinados em um único personagem chamado Quincy P. Holmwood; Mina e Lucy são irmãs no filme e amigas no romance; Drácula no romance começa como um homem velho e fica mais jovem à medida que se alimenta de sangue, e no filme isso não acontece; Drácula é morto no filme por Van Helsing, que enfia uma estaca em seu coração, enquanto no romance ele é morto quando Jonathan Harker corta sua garganta com uma faca e, ao mesmo tempo, Quincey Morris enfia uma faca em seu coração.
- Antes que a produção fosse permitida para ser transmitida, a cena em que as noivas de Drácula se alimentam do bebê teve que ser cortada. (tv, né?!)
- Em uma cena inicial do filme, um passageiro da carruagem identifica Drácula como um "strigoi". Os strigoi são espíritos perturbados no folclore romeno, capazes de mudar de forma e se alimentar da vitalidade dos vivos. O termo provavelmente deriva do strix, ave noturna do folclore greco-romano que se alimentava de carne e sangue humanos.
- Bruce Wightman, que tem uma pequena participação nisso, era um especialista em Bram Stoker e fundador da Sociedade Drácula.
Louis Jourdan - Drácula no filme produzido pela BBC para tv
Drácula de Bram Stoker -1992
O preferido de muita gente, onde brilhou Gary Oldman e grande elenco!
Breve sinopse:
O filme conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Vlad Drácula). Em 1462, Vlad Drácula, membro da Ordem do Dragão, retorna de uma vitória contra os turcos e descobre que sua esposa Elisabeta cometeu suicídio depois que seus inimigos relataram falsamente sua morte. Um padre diz a ele que a alma de sua esposa está condenada ao Inferno por cometer suicídio. Enfurecido, Vlad profana a capela e renuncia a Deus, declarando que se levantará da sepultura para vingar Elisabeta com todos os poderes das trevas. Ele então enfia sua espada na cruz de pedra da capela e bebe o sangue que sai dela, tornando-se um vampiro.
Em 1897, o advogado Jonathan Harker aceita o Conde Drácula da Transilvânia como cliente de seu colega RM Renfield , que enlouqueceu e agora é interno no asilo do Dr. Jack Seward . Jonathan viaja ao castelo de Drácula na Transilvânia para organizar as aquisições imobiliárias de Drácula em Londres . Lá, ele conhece Drácula, que encontra uma foto de sua noiva, Mina Murray , e acredita que ela seja a reencarnação de Elisabeta. Drácula deixa Jonathan para ser alimentado por suas noivas , enquanto navega para a Inglaterra com solo da Transilvânia, fixando residência na Abadia de Carfax, que ele havia adquirido recentemente.
Em Londres, Drácula hipnoticamente seduz e morde a melhor amiga de Mina, Lucy Westenra , com quem Mina está hospedada enquanto Jonathan está na Transilvânia. A saúde debilitada e as mudanças comportamentais de Lucy levam os antigos pretendentes Quincey Morris e Dr. Seward, juntamente com seu noivo Arthur Holmwood, a convocar o Dr. Abraham Van Helsing , mentor de Seward, que reconhece Lucy como vítima de um vampiro. Drácula, aparentando ser jovem e bonito durante o dia, conhece e encanta Mina. Mina desenvolve sentimentos por Drácula, acompanhando-o em vários passeios. Quando Mina recebe notícias de Jonathan — que escapou do castelo e se recuperou em um convento — ela viaja para a Romênia para se casar com ele. Um Drácula de coração partido transforma Lucy em vampira. Van Helsing, Holmwood, Seward e Morris matam Lucy, morta-viva, na noite seguinte.
Após o retorno de Jonathan e Mina a Londres, Jonathan e Van Helsing lideram os outros até a Abadia de Carfax, onde destroem as caixas de terra do Conde. Drácula entra no hospício e mata Renfield por avisar Mina de sua presença. Ele visita Mina, que está hospedada nos aposentos de Seward, e confessa ter assassinado Lucy e aterrorizado os amigos de Mina. Embora furiosa no início, Mina admite que ainda o ama e se lembra da vida passada de Elisabeta; por insistência dela, Drácula começa a transformá-la em vampira. Os caçadores invadem o quarto e Drácula reivindica Mina como sua noiva antes de escapar. À medida que Mina se transforma, Van Helsing a hipnotiza e descobre, por meio de sua conexão com Drácula, que ele está navegando para casa em sua última caixa restante. Os caçadores partem para Varna para interceptá-lo, mas Drácula lê a mente de Mina e os evita. Os caçadores se separam; Van Helsing e Mina viajam até Borgo Pass e o castelo, enquanto os outros tentam impedir que os ciganos transportem Drácula.
À noite, Van Helsing e Mina são abordados pelas noivas de Drácula. Mina sucumbe aos seus cânticos e tenta seduzir Van Helsing. Antes que Mina possa se alimentar de seu sangue, Van Helsing coloca uma hóstia em sua testa, deixando uma marca que retarda sua transformação. Ele os cerca com um anel de fogo para protegê-los das noivas e, em seguida, mata as noivas na manhã seguinte. A carruagem de Drácula chega ao castelo, perseguida pelos caçadores. Uma luta entre os caçadores e os ciganos se inicia. Morris é mortalmente esfaqueado nas costas e Drácula irrompe de seu caixão ao pôr do sol. Jonathan corta sua garganta com uma faca kukri enquanto Morris o esfaqueia no coração com sua faca Bowie . Van Helsing e Jonathan permitem que Mina se retire com o Conde enquanto Morris morre nos braços de Seward, confortado por seus amigos.
Na capela onde renunciou a Deus, Drácula jaz moribundo. Ele e Mina se beijam enquanto as velas que adornam a capela se acendem e a cruz se recupera. Drácula retorna à sua versão mais jovem e pede a Mina que lhe dê paz. Mina enfia a faca em seu coração e, enquanto ele morre, a marca em sua testa desaparece, libertando-a de sua maldição. Ela então o decapita e contempla um afresco de Vlad e Elisabeta ascendendo ao céu juntos, finalmente reunidos.
Elenco:
Winona Ryder - Mina Harker e Elisabeta
Anthony Hopkins - Professor Abraham Van Helsing e um padre ortodoxo romeno
Keanu Reeves - Jonathan Harker
Richard E. Grant - Dr. Jack Seward
Cary Elwes - Lorde Arthur Holmwood
Billy Campbell - Quincey P. Morris
Sadie Frost - Lucy Westenra
Tom Waits - RM Renfield
Monica Bellucci , Michaela Bercu e Florina Kendrick - as Noivas do Drácula
Jay Robinson - Sr. Hawkins
Dados técnicos:
Dirigido por Francis Ford Coppola
Roteiro de James V. Hart
Baseado em Drácula de Bram Stoker
Produzido por: Francis Ford Coppola, Fred Fuchs, Charles Mulvehill
Cinematografia Michael Ballhaus
Música: Wojciech Kilar
Empresas de produção: Zoetrope americano, Osiris Films
Distribuído por: Columbia Pictures
Data de lançamento: 13 de novembro de 1992 (Estados Unidos)
Tempo de execução: 128 minutos
País: Estados Unidos
Linguagem: Inglês
Orçamento: 40 milhões de dólares
Bilheteria: US$ 215,9 milhões
Curiosidades:
- Você sabia que Dracula de Bram Stoker por pouco não foi uma serie de tv? Quando Winona Ryder recebeu o roteiro em suas mãos, o levou até o diretor Francis Ford Coppola, com quem não mantinha contato desde o início das filmagens de "O poderoso chefão 3", meses atrás. Ao receber o roteiro, Francis Ford Coppola leu, se interessou e assumiu a direção do projeto, levando-o a ser produzido para o cinema.
- Quando o príncipe Vlad fura a cruz em sinal de desespero e revolta pela perda de sua amada Elizabeta, o grito que se ouve, não sai dos pulmões de Gary Oldman (ator que interpreta Dracula), mas sim de Lux Interior, vocalista da banda The Cramps.
Lux Interior, vocalista da banda The Cramps
- Uma cena em que Mina seduzia Van Helsing chegou a ser filmada, mas foi cortada na edição final.
- Após o lançamento, Frank Rich, do The New York Times, sugeriu que o filme se baseava no medo prevalente do HIV/AIDS na década de 1990, uma doença transmissível por contato/transferência de sangue. Coppola, segundo Rich, oferece aos espectadores um filme que os assusta e os excita ao explorar seu medo descontrolado da disseminação da AIDS como uma invasão da corrente sanguínea nacional.
Van Helsing comenta aos seus estudantes de medicina que a civilização e a " sifilização " avançaram juntas; isto é visto tanto como um comentário sobre a época de Coppola - durante a propagação do VIH/SIDA - como o foi sobre a época de Stoker (que pode ter morrido de sífilis, como especulado em algumas biografias de Stoker)
- Gary Oldman, o cara que foi um "showman" no filme, se caracterizando de diversas formas no transcorrer da trama, nem queria muito participar das filmagens. Na verdade só aceitou por ser uma oportunidade de trabalhar com Francis Ford Coppola que , na opinião de Gary Oldman (e de muita gente entendida) é um dos maiores diretores do cinema estadunidense. Sorte nossa que ele topou.
Prêmios:
Em 1993, "Dracula de Bram Stoker" foi premiado com o Oscar nas seguintes categorias:
Melhores efeitos sonoros, melhor figurino, melhor maquiagem, além de receber também indicação por melhor direção de arte.
Recebeu e também foi indicado aos seguintes prêmios:
Melhor Figurino: Eiko Ishioka - Nomeado
Melhor Maquiagem e Cabelo: Greg Cannom. Michele Burke, Matthew W. Mungle -Nomeado
Melhor Design de Produção: Thomas E. Sanders - Nomeado
Melhores Efeitos Visuais Especiais: Roman Coppola, Gary Gutierrez, Michael Lantieri, Gene Warren Jr. - Nomeado
Prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Chicago:
Melhor Cinematografia: Michael Ballhaus - Ganho
Prêmio Fangoria Chainsaw Melhor Filme de Estúdio/Grande Orçamento - Ganho
Melhor Ator: Gary Oldman - Ganho
Melhor Atriz: Winona Ryder - Nomeado
Melhor Ator Coadjuvante: Anthony Hopkins - Ganho
Melhor Atriz Coadjuvante: Sadie Frost - Nomeado
Melhor Roteiro: James V. Hart - Ganho
Melhores efeitos de maquiagem: Greg Cannom - Ganho
Melhor Trilha Sonora: Wojciech Kilar - Ganho
Prêmios Hugo Melhor Apresentação Dramática:
Francis Ford Coppola (diretor), James V. Hart (roteiro), Bram Stoker (romance original) - Nomeado
Prêmios de Cinema da MTV Melhor Beijo: Winona Ryder e Gary Oldman - Nomeado
Prêmios Saturno Melhor Filme de Terror - Ganho
Melhor Diretor: Francis Ford Coppola - Ganho
Melhor Ator: Gary Oldman - Ganho
Melhor Atriz: Winona Ryder - Nomeado
Melhor Ator: Coadjuvante Anthony Hopkins - Nomeado
Melhor Escrita: James V. Hart - Ganho
Melhor Figurino: Eiko Ishioka - Ganho
Melhor Maquiagem: Greg Cannom, Matthew W. Mungle, Michele Burke - Nomeado
Melhor Música: Wojciech Kilar - Nomeado
Melhores Efeitos Especiais: Roman Coppola Nomeado
Obs.: Essa sessão de prêmios, como você deve ter notado, não existe na descrição dos filmes anteriores porque infelizmente aquelas produções não receberam nenhum prêmio relevante.
Nosferatu (1922)
Obra plagiada do original de Bram Stoker
Breve sinopse:
O corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.
(Bota "breve" nisso...😅)
Elenco:
- Max Schreck: Conde Orlok
- Alexander Granach: Knock: corretor de imóveis
- Gustav von Wangenheim: Thomas Hutter
- Greta Schröder: Ellen, mulher de Hutter
- Max Nemetz: capitão do Empusa
- Wolfgang Heinz: suboficial do Empusa
- John Gottowt: Professor Bulwer, um paracelsiano
- Georg Heinrich Schnell: Harding, armador
- Ruth Landshoff: Annie, irmã de Harding
- Gustav Botz: Dr. Sievers, médico local
- Hardy von Francois: médico do hospital
- Albert Venohr: marinheiro
- Guido Herzfeld: anfitrião
- Karl Etlinger: colega de Bulwer
- Heinrich Witte: guarda do manicômio
- Fanny Schreck: enfermeira
Dados técnicos:
Produção: Enrico Dieckmann, Albin Grau (para Prana-Film)
Roteiro: Henrik Galeen (baseado na obra de Bram Stoker)
Música: Hans Erdmann
Cinematografia: Fritz Arno Wagner, Günther Krampf
Idioma: mudo (alemão)
Curiosidades:
- Plágio: O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas.
O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.
- A interpretação de Max Schreck como Conde Orlok é considerada um marco no cinema de terror, com sua aparência grotesca e assustadora. O ator supostamente vivia recluso e há especulações de que ele era um vampiro de verdade, alimentando o mistério em torno do filme.
Max Schreck em Nosferatu, 1922
- "Nosferatu" inspirou inúmeras obras de arte, filmes e músicas ao longo do tempo. David Bowie e a banda Queen utilizaram cenas do filme no clipe de "Under Pressure". A banda Ghost também homenageou o filme em sua arte e shows.
- Apesar de ser um filme mudo e ter sido proibido, "Nosferatu" continua sendo uma obra influente e reverenciada no cinema, inspirando novas gerações de cineastas, como Robert Eggers, que dirigiu o remake lançado em 2024.
Nosferatu 1922 (Max Shcreck) & Nosferatu 2024 (Robert Eggers)
- O filme foi banido na Suécia em virtude de horror excessivo. Levou nada menos que cinquenta anos para que o banimento fosse retirado, apenas em 1972.
-'A Sombra do Vampiro', lançado em 2000, é um retrato ficcionalizado acerca dos eventos que cercaram a produção do longa-metragem, baseado na lenda urbana de que Schreck era, na verdade, um vampiro. O ator foi interpretado por Willem Dafoe na produção.
- O conceito na cultura popular de que a luz do sol é letal para os vampiros é inspirado neste filme – que retratou uma morte desse tipo pela primeira vez na história do cinema. Murnau sabia que seria processado por se inspirar fortemente em 'Drácula', de Stoker, sem premissão, então resolveu mudar o final da produção para dizer que as duas narrativas não eram exatamente o mesmo.
Nosferatu sob a luz do sol (1922)
Drácula é um personagem do romance de Bram Stoker que desde sua criação, mexe com a imaginação de pessoas de todas as idades, credos, classes sociais. Com o passar dos muitos anos, sofreu mudanças a cada roteiro pelo qual passou, mas suas principais características foram mantidas: Sensualidade, juventude eterna e é claro, sua dieta nada comum. Muito se criou dentro do universo vampiresco (talvez uma das escritoras mais importantes dentro deste universo seja a saudosa Anne Rice), mas o primeiro a reunir as principais características de um vampiro em um personagem, mesmo tendo se inspirado em figuras reais e também misturado com características de folclore, em mais de cem páginas de anotações de pré-roteirização de seu livro, foi Bram Stoker e o nome desse personagem é Drácula.



















Nenhum comentário:
Postar um comentário