Rambo (First Blood)
Do livro ao filme e vice-versa: Uma pequena comparação entre ambos
Breve introdução:
O filme...
Dados técnicos:
Coprodução: Andrew G. Vajna e Mario Kassar
Roteiro: David Morrell (autor do livro), Michael Kozoll, Willian Sackheim e Sylvester Stallone
Música Jerry Goldsmith
Distribuição: Orion Pictures
Edição: Joan E. Chapman
Orçamento: $15 milhões
Bilheteria: $125,2 milhões
Elenco:
- Sylvester Stallone ..... John Rambo
- Richard Crenna ..... Coronel Samuel Trautman
- Brian Dennehy ..... Xerife Will Teasle
- Bill McKinney ..... Kern
- Jack Starrett ..... Galt
- Michael Talbott ..... Balford
- Chris Mulkey ..... Ward
- John McLiam ..... Orval
- Alf HumphreysvLester
- David Caruso ..... Mitch
- David L. Crowley ..... Shingleton
- Don Mackay ..... Preston
First Blood (romance de ação de David Morrell)
Bom, aqui não pretendo fazer nenhuma sinopse sobre porque certamente estragaria a experiência de quem tiver curiosidade de pegar o livro para ler. Vou explanar sim sobre o livro, mas sem muitos detalhes. Apenas um ou outro ponto a ser comparado entre ambas as obras, o suficiente para despertar em quem gosta muito do primeiro filme da franquia uma curiosidade e desejo de saber como era o Rambo original. Topa ver assim mesmo?! Bora lá então!
Rambo passa por maus tratos nas mãos dos policiais, porém de uma forma muito "amplificada" no livro. No filme, Rambo é "pintado" como herói de guerra mal compreendido que é perseguido por policiais que aparentemente não tinham muita coisa pra fazer, ao fugir da prisão, após ter ido parar lá de uma forma muito injusta. No livro, Rambo não é tão digamos... "bacana"... Embora tenha sido provocado e desrespeitado como no filme, Rambo revida sendo grosseiro, provocador e desafiador. Assim como no filme, é cheio de "flashes" que o remetem ao sofrimento pelo qual passara nos treinamentos, na guerra e no cativeiro. Rambo era um sobrevivente e não aceitou baixar a cabeça para nenhum xerife de nenhuma cidadezinha. Quando Rambo decide entrar de vez na "guerra" para a qual é arrastado, Rambo foge da delegacia, rouba uma motocicleta e ruma para as montanhas. No livro temos aqui a primeira morte de policiais... pesada... sem contar que Rambo foge nu e é assim que ele rouba a moto na porta da delegacia.
No livro temos mais espaço para o desenvolvimento das personagens, oque torna a história muito mais interessante. Will Teasle (nosso xerife), por exemplo, tem uma carga emotiva junto dele. Perdeu seus pais muito jovem, foi criado por Orval e sua esposa (Orval aparece na trama mais adiante, é o treinador dos cães que Will utiliza para localizar Rambo), Will serviu na guerra da Coreia onde foi condecorado com uma medalha por serviço distinto, uma grande honraria, não tão grande quanto a de Rambo, condecorado com uma medalha de honra, a condecoração mais alta nas forças americanas.
Orval e Will, apesar de serem próximos, não se falavam há tempos por causa de seu temperamento. Will Teasle era cabeça-dura e de difícil convivência, de opinião forte e disposto a romper relação para manter uma opinião. Mesmo depois de tanto tempo brigado com Orval por causa de bobagens, este se prontificou a ajudar Will com seus cães quando ele precisou. Oque acontece a Orval e seus cães pesa ainda mais a Will no transcorrer da trama.
Como se não bastasse Will ter passado por tanta coisa, ele ainda enfrenta o abandono. Sua esposa Anna foi embora e ele sente muita sua falta. Dito tudo isso, ele encontra um andarilho em quem resolve descarregar suas frustrações, mas acaba mexendo com a pessoa errada.
Diferenças:
No filme, em todos seus 93 minutos de duração, o único morto por Rambo é Galt (Jack Starrett), um policial que cai do helicóptero depois de Rambo arremessar uma pedra, assustando o piloto, que balança a aeronave, desequilibrando o policial. Claramente aqui percebe-se que não queriam levar ao cinema, logo no início dos anos 80, um filme que pudesse influenciar negativamente as pessoas contra seus ex-combatentes recém-chegados do Vietnã. Eram pessoas que muitas vezes não tinham pra onde ir, depois de dar suas vidas pelo país, numa luta que muitas vezes nem compreendiam. Fizeram o possível para tornar Rambo ao menos um pouco mais aceitável... Herói de guerra injustiçado primeiro pelo próprio país por não lhe tratar com o devido respeito e também pela polícia que o tratou como um vadio qualquer que seria melhor não ter por perto.
Na cena de perseguição pela floresta, onde Orval, seus cães e todos os demais policiais estavam na caçada, no filme eles são capturados em armadilhas feitas por Rambo, usando táticas de guerrilha, finalizando com Will junto ao tronco de uma árvore com a faca de caça em seu pescoço, com Rambo dizendo que havia poupado-lhes as vidas e que se quisesse estariam todos mortos. Alerta Will que lhe deixe em paz. No livro, Rambo mata a todos, restando apenas Will.
No filme o coronel Trautman tem um laço de amizade com Rambo e o considera um filho, no livro eles mal se conhecem pois Rambo foi treinado por um de seus homens de confiança, oque fazia Trautman ter certeza de que Rambo obtivera excelência em seu treinamento.
Aqui, o MAIOR SPOILER DE TODOS!!
Ao final do filme Rambo persegue Will pela cidade indo parar na delegacia, depois de uma intervenção de Trautman, Rambo desiste de sua vingança e o filme termina com Teasle sendo levado para hospital e Rambo sob custódia. No livro... Trautman estoura a cabeça de Rambo com um rifle e Teasle morre ao ser informado do desfecho.
First Blood de David Morrell é um livro muito bem escrito que te faz se colocar no lugar de ambos os personagens principais e nos impele e querer compreendê-los melhor, principalmente se o filme foi visto primeiro, já que dessa forma a tendência é de nos solidarizarmos só com Rambo.
Minha nota para o filme é 8, já o livro leva um 9.
Curiosidades...
No filme o personagem tem um nome completo, John Rambo! Já no livro, seu nome é apenas Rambo e seu nome, segundo o autor David Morrell, seria Rimbaud, nome francês (um dos idiomas em que Morrell se graduara), mas a pronúncia poderia trazer problemas. Cerca de uma hora depois, sua esposa chegou do mercado e trouxe um pacote de maçãs com o nome "Rambo" na embalagem. Pronto, estava batizado seu personagem.
Rambo ganhou seu primeiro nome, John. ("When Johnny comes marching home - Trecho de uma canção muito popular na guerra civil americana, cuja letra expressa o desejo das pessoas pelo retorno de seus amigos que lutava naquela guerra. Canção de Patrick Gilmore)
David Morrel, para escrever seus romances, ele se especializa o máximo que pode para proporcionar a seus leitores uma experiência bem especial a seus leitores. Para escrever "First Blood", Morrell fez uma curso de sobrevivência e se graduou pela "Nation Outdoor Leadership School", além de se graduar também pela "G. Gordon Liddy Academy of Corporate Security" e é membro honorário da "Special Operations Association" e da "Association of Intelligence Officers", possui treinamento com armas de fogo, negociação de reféns, proteção executiva, substituição de identidades, além de direção defensiva/ofensiva e sempre que seus romances pedem, ele se utiliza dessa bagagem como consultoria. Não é à toa que que David Morrell ganhou três vezes o prêmio "Bram Stocker Awards" de literatura.
Espero que tenham gostado dessa breve resenha... assim que receber meu box com os três primeiros filmes da franquia Sexta-feira 13, solto aqui um post bem legal cheio de curiosidades. Valeu, pessoal!!





